Exército de Terracota!

E, finalmente, chegou. O exército de terracota!
Muita história antes de tudo.
Os Guerreiros de Xian, como também são conhecidos, é uma herança que remete ao primeiro imperador da China, o Qin Shi Huang Di, que governou de 247 a.C. à 221 a.C (quase que ontem!).
A cultura chinesa prega que, quando alguém morre, leva tudo dessa vida para a outra. Sendo assim, os imperadores construíam verdadeiros palácios subterrâneos para servirem de mausoléus. O do Imperador Qin tinha cerca de 56 km²! Pois então… Entre várias coisas que foram enterradas com o imperador, como seus pratos e tesouros favoritos, 3000 concubinas (sim, enterradas vivas!) e até mesmo seus animais favoritos, estava o Exército de Terracota: cerca de oito mil estátuas de guerreiros, cavalos e carruagens todos feitos de forma única e diferenciada em terracota (pra quem não sabe o que é terracota, clica aqui que o Wikipedia explica!).
Reza a lenda que nenhum dos guerreiros é igual ao outro, todos eles tendo um penteado, um uniforme ou uma expressão diferenciada.
Mas, todo esse tempo embaixo da terra, o Exército só foi descoberto em 1974, por um fazendeiro que furava um poço para construir uma cisterna. Aí ele achou uma das estátuas, chamou o governo e tã-rãm: mais um local pra gente visitar na China!!!
E fato divertido: o fazendeiro que desocbriu está vivo até hoje, ainda mora no local e fica lá, autografando livros e tirando fotos com os turistas. Fotinha essa que rendeu uma aparição no Jacaré Banguela!

Até o Bill Clinton apareceu na foto...

Até o Bill Clinton apareceu na foto...


Mas o mais importante mesmo é o Exército, né?
Então, vamos as fotos.
Na primeira, tá a pessoa que ficou mais feliz de ir lá: o Breno. Tava igual criança em manhã de natal andando pelas galerias do mausoléu (frase estranha essa, né?).
Eu, o Breno e a galera lá atrás!

Eu, o Breno e a galera lá atrás!


A segunda, ainda com o Breno, para mostrar o tamanho aproximado das estátuas. Esse aí na foto é o “kneeling archer” ou arqueiro ajoelhado.
Breno e o Arqueiro de Terracota

Breno e o Arqueiro de Terracota


O mais interessante é notar os detalher mesmo… O cuidado com o acabamento, o cabelo, os sapatos, as roupas. E tinha algumas que ainda tinham traços da coloração feita na época!
Ainda hoje tá super na moda com essas tranças!

Ainda hoje tá super na moda com essas tranças!


Detalhe da botinha antiderrapante: segurança acima de tudo!

Detalhe da botinha antiderrapante: segurança acima de tudo!


Lógico que existem contratempos em um lugar desse tamanho e imponência, né?
Ainda tem muitos guerreiros que não foram restaurados, outros que foram danificados por aquele terremoto de 2008 e teve ainda um general doidão que incendiou o mausoléu do Qin numa revolução ocorrida apenas 5 anos depois de sua morte.
Vítimas de incêndios ou terremotos...

Vítimas de incêndios ou terremotos...


Então é isso! O Exército de Terracota do Imperador Qin! A viagem para XiAn foi motivada por esse local, a gente aproveitou muito e conheceu muita coisa que nem imaginávamos sobre a cultura chinesa.
Mas ainda não acabooou! Ainda tem mais coisinhas para contar sobre essa viagem… Mas isso fica para o próximo post!
Bye-Bye

Bye-Bye

Edição: achei uma foto super engraçada aqui que não tinha colocado no post original – eu e o Breno de Guerreiros de Terracota!

Nós, guerreiros!

Nós, guerreiros!

Anúncios
Published in: on 27/07/2010 at 17:57  Comments (7)  
Tags: , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://jusantana.wordpress.com/2010/07/27/exercito-de-terracota/trackback/

RSS feed for comments on this post.

7 ComentáriosDeixe um comentário

  1. ahhh, eu queira saber as outras ” coisinhas ” da viagem. Quando vai postar de novo? Bjos

  2. Ah, eu fui lá no jacará banguela te ver! E morro de vontade de ver esse exército. Já puseram algumas peças para rodar o mundo em exposições, mas ver aí, nessa quantidade imensa… é outra coisa!

  3. ha uma lenda que diz que de 1000 em 1000 anos o imperador qin acorda juntamente com os guerreiros de terracota para governar o mundo

    essa ñ esperava
    beijao faz mais posts

    • Oie! Obrigada pela visita.
      Essa lenda circula por aqui mesmo.
      Na verdade, eles dizem não saber ao certo onde está o corpo do Imperador, então a cada milênio o Imperador acorda e “chama” seus guerreiros para proteção da tumba.
      Muito legal!

  4. Conheci Xian no ano passado e também fiquei como pintinho no lixo! Lá é muito legal! Você conheceu o outro museu que conta a história da primeira civilização chinesa? Tenho umas fotos bacanas de lá. Nesta civilização as mulheres mandavam e tinham quantos maridos queriam. Ainda bem que ela acabou. Esta loja onde vocês tiraram as fotos como soldados também é muito bacana. Eu trouxe duas réplicas em terracota e consegui quebrar uma…

    • Não… Em Xian fomos só ver os Guerreiros, o museu Banpoo e o templo Famen. Vou voltar lá no fim de semana de primeiro de maio, mas é pra mostrar esses mesmos lugares pra minha mãe e meu pai que estão vindo visitar…
      E como vc quebrou a réplica de terracota?

  5. Foi um acidente em casa. Uma estupidez!
    Uma dica: aquele hotel que fica em frente à praça principal de Xian e ao shopping tem preços bons e muito conforto. Chegando lá, procure por carros particulares que façam o passeio até os guerreiros. Não são taxi e o que pegamos parecia uma limousine! Como parece que você stá morando na China, não precisa falar sobre pechinchar sem dó. Combine um passeio que passe pelo museu da primeira civilização que lhe falei, depois por aquela loja que vocês foram e que é oficial do governo (dita pelo motorista, que ganha uma comissão da loja por levar turistas), sendo que as réplicas de lá são feitas com a mesma terracota e no mesmo processo das originais e por último a ida aos guerreiros. Ele te leva e fica aguardando ao final da tarde. Fizemos tudo isto depois do almoço. Vocês são de muita sorte: visitar Xian duas vezes? Já pensou quantos brasileiros conhecem lá? Bons passeios.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: