Famen Temple

Para encerrar a viagem que fizemos a Xi’An e começar com a expedição por Hong Kong e Macau, vou contar sobre nosso último dia na cidade.
Visitamos o Famen Temple, que é para os budistas chineses o que é o Vaticano para os católicos do mundo inteiro. É uma construção grandiosa, todo em mármore e todo feito com doações. A guia falou que gastaram cerca de 1 bilhão de yuan na construção, mas eu achei meio exagero dela. Se bem que 1 bilhão de yuan é mais ou menos 350 milhões de reais e como é tudo de mármore e tem muita coisa de ouro, deve ser isso mesmo.

Guilherme e Breno na entrada do Templo.

Guilherme e Breno na entrada do Templo.


Lá tem várias construções, várias estátuas de budas gigantes e é uma área tãaao enorme, que pra ir de uma construção à outra é preciso pegar um carrinho que parece um daqueles de golfe. Mas tem gente que vai lá pra pagar promessa e faz o percurso a pé mesmo.
Imagina andar tudo isso no sol...

Imagina andar tudo isso no sol...


Aí chegamos lá no fim do caminho, maaais construções grandiosas.
Breno mostrando como é o prédio lá ao fundo!

Breno mostrando como é o prédio lá ao fundo!


De lugares para oração até museus com peças que foram localizadas em escavações depois do terremoto de 2008. Mas o charme do lugar fica nos detalhes… Lá, no meio de tanto mármore e tanto ouro, existem algum pequenos jardins super delicados e que aí sim você consegue sentir alguma paz.
Eu e as amigas dando um tempo.

Eu e as amigas dando um tempo.


Aí chegamos no prédio maior.
E pra explicar bem essa parte, é preciso de falar sobre o Siddhartha Gautama que foi o fundador do Budismo. Aí, nas escavações do templo, achou-se quatro “relíquias”: duas feitas de jade branca, uma esculpida por um antigo monge e a verdadeira relíquia. As três primeiras foram feitas para proteger a quarta e verdadeira relíquia, que é um objeto que tem células ósseas, mas não se parece com nenhum osso do corpo humano. Mas, como existe em toda religião, os cientistas declaram que esse tal “osso que não existe” pertence ao tal Siddhartha Gautama. Sacou? E lá no prédio maior que fica exposto a relíquia verdadeira.
Junto com uma estátua gigante do Buda a quem ela pertence.
E lógico que não pode tirar foto porque é algo sagrado. E lógico que a gente tirou foto porque eu queria postar aqui!
Então…
Siddhartha Gautama

Siddhartha Gautama


Outra coisa legal que tem lá dentro do templo é uma árvore de proteção. Funciona assim: você pega uma folha (no formato de folha mesmo, de árvore) e escreve a data da visita e seu nome. Aí amarra na corrente em volta da árvore para proteção. Legal, né?
Já amarradinha na árvore!

Já amarradinha na árvore!


E, como a visita que a gente fez ao templo foi no mesmo dia do casamento de uma das pessoas mais importantes pra mim, como não fazer uma folhinha pra ela também, né Letticiae?
Proteção para os noivos!

Proteção para os noivos!


Muito lindo o Famen Temple. Recomendo para quem for a Xi’An, mas vale lembrar que lá fica meio longe, cerca de 100km da cidade mesmo. Então compensa contratar a guia com a van, principalmente se estiver com um grupo de pessoas.
Fora todos os passeios, aproveitamos uma noite na cidade para ir ao teatro. Na verdade é possível assistir esse tipo de coisa aqui porque a apresentação é quase toda musical e a representação fica por conta das danças. E tudo o que é falado em chinês tem um letreiro do lado do palco que passa a tradução em inglês. É muito lindo e compensa depois de um dia de caminhada.
Mangas esvoaçantes é tão bonito!

Mangas esvoaçantes é tão bonito!

Anúncios
Published in: on 15/08/2010 at 22:26  Comments (3)  
Tags: , , , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://jusantana.wordpress.com/2010/08/15/famen-temple/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Ju, que templo lindo! E vc estava lá no dia do meu casamento! Obrigada pela folhinha para nos proteger! Fiquei muito feliz por vc ter pensado em nós, pedido proteção para o nosso casamento num lugar tão especial e ainda ter tirado uma foto! Me emocionei!
    Saudades, saudades, saudades…

    • E eu ia esquecer em algum momento? E o mau humor pq eu não achei um só telefone pra te ligar???
      Saudade demaaais!

  2. Creeeeeeedoooooo! A Lettciae ganhou folhinha e a gente não? eu hein? humpf!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: